Através da leitura de "REDES SOCIAIS E SUAS POSSIBILIDADES DE USO NA EDUCAÇÃO" (Amanda Tolomelli Brescia, José Wilson da Costa, Sandra, Pedrosa Tufy), transcorre-se a história da internet, pensamentos de estudiosos como Vygotsky e outros mais. Assim como, desde o inicio percorre desde o uso da internet pelos militares até os dias atuais, onde a população utiliza cada vez mais a rede (internet) nas redes sociais (Facebook, Twitter, Wikipédia, etc.).
Mesmo assim, ainda existe uma faixa da população desfavorecida com relação ao uso da internet.
Correlacionando a interação social ocorrida na rede, desde lazer, troca de conhecimentos, relações sociais e afetivas, troca de vivências e o compartilhamento de informações, com o uso disto na educação, podemos perceber que a utilização desta nova forma de comunicação, leva a produzir o processo do conhecimento na aprendizagem educacional.
Ou seja, chama-se a atenção para o aproveitamento das redes sociais na educação dentro deste contexto social.
Afinal, há uma variedade de formas de educar que vão além de dentro de uma sala de aula.
O relacionamento entre aluno e professor nas redes ajuda a conhecer melhor os alunos, a observar quais são os seus interesses, e aprimorar as aulas tornando-as mais atrativas.
Sendo a rede um processo de comunicação social utilizada pelos estudantes com frequência, o melhor seria aproveitar este uso como ferramenta de ensino e aprendizagem buscando transformar em conhecimento significativo na relação com o seu ambiente.
A tecnologia aliada ao acompanhamento do educador só vem favorecer este processo trazendo elementos facilitadores que promovem melhorias. A educação precisa fazer uso de tais tecnologias para acompanhar a atual geração.